Câncer de Colo de Útero

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Esse tipo de câncer é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV. Que em alguns ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos.
Por isso é importante a realização periódica deste exame.

Atenção: estas informações NÃO substituem a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança!

As informações apresentadas foram elaboradas a partir de dados das seguintes Fontes de Pesquisa:

· Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
· Sociedade Brasileira de Mastologia
· Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS)
· Ministério da Saúde, Cadernos de Atenção Básica: Rastreamento; Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Reis F.J.C Rastreamento e diagnóstico das neoplasias de ovário – papel dos marcadores tumorais.

Fatores de Risco para o Câncer de Colo de Útero

Diversos fatores estão relacionados com o aumento do risco de desenvolver câncer de colo de útero:

Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) é principal fator de risco do câncer de colo de útero.
Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros são fatores de risco da doença.
• Mulheres fumantes têm duas vezes mais risco de ter câncer de colo do útero em relação às que não fumam.
• Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais também está associado ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.

Fatores de Prevenção e Proteção do Câncer de Colo de Útero

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, por isso o uso de preservativos (camisinha) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer através do contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.

• Vacinação contra o HPV: vacina para meninas de 14 anos e meninos de 12 a 13 anos de idade. Esta vacina protege contra o HPV, responsável por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Realizar o exame preventivo periodicamente (conhecido como Papanicolaou), mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem 25 anos.

Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.

Deve-se evitar o tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados).

Principais Sintomas do Câncer de Colo de Útero

É uma doença de desenvolvimento lento que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou).

Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%.

Diagnóstico do Câncer de Colo de Útero

Lesões pré-cancerosas (ou mesmo o câncer de colo do útero em seus estágios iniciais) geralmente não apresentam sintomas. Estas só aparecem nos casos mais avançados. E o aparecimento de qualquer dos sintomas a seguir deve ser comunicado ao médico:
• Aparecimento de secreção, corrimento ou sangramento vaginal incomum;
• Sangramento leve, fora do período menstrual;
• Sangramento ou dor após a relação sexual, ducha íntima ou exame ginecológico.

Esses sintomas não significam que a mulher tem câncer. Podem indicar vários outros problemas, mas revelam que é preciso consultar um médico.

Agende seus Exames

Realize o pré-agendamento de seus exames.
Nossa Equipe entrará em contato com você o mais breve possível.
Acesse e saiba mais!