Câncer de Ovário

O câncer de ovário é considerado o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, uma vez que a maioria dos tumores malignos de ovário só se manifesta em estágio avançado. Pouco frequente, o câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura.

O câncer de ovário pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente as mulheres acima de 40 anos, são tumores de crescimento lento com sintomas que levam algum tempo para se manifestarem.

Fatores de Risco para o Câncer de Ovário

As mulheres devem estar atentas aos fatores de risco e consultar regularmente o seu médico, principalmente aquelas acima de 50 anos.

Fatores de risco para câncer de ovário:

• História familiar é o fator de risco isolado mais importante.
• Ter tido câncer de mama, útero ou colorretal
• Nunca ter engravidado aumenta o risco de ter câncer de ovário
• Uso do hormônio estrogênio (sem progesterona) por 10 anos ou mais pode aumentar a chance de a mulher vir a ter esse tipo de tumor.

A presença de cistos no ovário, bastante comum, não deve ser motivo para pânico. O perigo só existe quando eles são maiores que 10 cm e possuem áreas sólidas e líquidas. Nesse caso, quando detectado o cisto, a cirurgia é o tratamento indicado.

Fatores de Prevenção e Proteção do Câncer de Ovário

Para a prevenção do câncer de ovário valem as recomendações da boa saúde: alimentação rica em fibras, frutas, legumes e verduras, pobre em carnes vermelhas e gorduras, prática de exercícios físicos e não fumar.

Consultar com ginecologista regularmente.

Sintomas do Câncer de Ovário

Na fase inicial, o câncer de ovário não causa sintomas específicos.

À medida que o tumor cresce, pode causar pressão, dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas; náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante.

Outros sintomas, apesar de menos comuns, também podem surgir, como necessidade frequente de urinar e sangramento vaginal.

A maioria desses sintomas não significa que a mulher tem tumor de ovário, mas serve de alerta para que ela procure um médico.

Diagnóstico do Câncer de Ovário

  • Diante de algum sintoma suspeito, o médico poderá pedir exame de sangue específico, CA 125 que é o marcador mais conhecido e utilizado na condução clínica de pacientes com tumores epiteliais de ovário e uma ecografia

Agende seus Exames

Realize o pré-agendamento de seus exames.
Nossa Equipe entrará em contato com você o mais breve possível.
Acesse e saiba mais!