Ecografia Obstétrica e Fetal
As ultrassonografias ou ecografias obstétricas avaliam todas as características do bebê em formação, nos seus aspectos morfológicos e no que se refere ao crescimento e ao bem-estar fetais, além de fornecer informações sobre a placenta e o líquido amniótico.
Tipos de Exames
Tipos de exames de Ecografia Obstétrica e Fetal:
OBSTÉTRICA:
A ultrassonografia ou ecografia obstétrica avalia todas as características do bebê em formação, nos seus aspectos morfológicos e no que se refere ao crescimento e ao bem-estar fetais, além de fornecer informações sobre a placenta e o líquido amniótico.
OBSTÉTRICA COM DOPPLER COLORIDO:
o exame permite a análise dos fluxos nos vasos sanguíneos do bebê e da mãe, de forma a avaliar diversos aspectos funcionais durante a gestação.
OBSTÉTRICA MORFOLÓGICA:
Compreende-se no estudo sistemático e ordenado de cada segmento do feto com o objetivo de efetuar a descrição detalhada da anatomia fetal e dos anexos (líquido amniótico, cordão umbilical e placenta) para afirmar a normalidade estrutural ou diagnosticar malformações.
OBSTÉTRICA COM MEDIDA DE TRANSLUCÊNCIA NUCAL:
a translucência nucal fetal, no período de 11-14 semanas de gestação, associada à idade materna, é um método eficaz no rastreamento da trissomia do cromossomo 21, além de também poder identificar uma grande proporção de outras anomalias cromossômicas. Está também associada a malformações cardíacas bem como a um grande número de displasias esqueléticas e síndromes genéticas. Outros benefícios incluem a confirmação da vitalidade fetal, datação da gestação, diagnóstico de malformações graves e gestações múltiplas.
OBSTÉTRICA TRANSVAGINAL
Exame realizado por via transvaginal, para avaliar o embrião/feto e os órgãos pélvicos da gestante, até 14 semanas, ou realizado para medição do comprimento do colo uterino em gestações maiores de 14 semanas.
OBSTÉTRICA COM RASTREAMENTO CROMOSSÔMICO/ RISCO FETAL:
O rastreamento múltiplo cromossômico (ou ecografia morfológica do 1º trimestre) é realizado a partir de 11 semanas de gestação até 13 semanas e 6 dias. Geralmente é realizado por via transabdominal, mas em alguns casos pode ser necessário fazer o exame transvaginal.
O exame tem o objetivo de avaliar se existe alguma alteração no bebê que configure risco para síndromes genéticas, dentre as quais a trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down), trissomia do cromossomo 18 (síndrome de Edward) e trissomia do cromossomo 13 (síndrome de Patau).
Cada mulher possui uma estimativa de seu risco individual para a gravidez. Este valor é calculado levando-se em conta a idade da mãe, a espessura da translucência nucal, a presença ou não do osso nasal, o fluxo de sangue através do coração fetal e do ducto venoso e presença ou não de anormalidades fetais.
No caso de anomalias fetais graves as principais alterações podem ser visíveis, porém, neste caso, a ecografia morfológica de 2º trimestre (20 a 24 semanas) é necessária para confirmação do diagnóstico.
OBSTÉTRICA COM PERFIL BIOFÍSICO FETAL:
Exame realizado com gestações acima de 24 semanas, para se avaliar o bem estar fetal e medição de índice de líquido amniótico.
ECOCARDIOGRAMA FETAL COM DOPPLER A CORES
É um exame completo que avalia o coração do bebê durante a vida intrauterina que permite avaliar se o coração do feto está se desenvolvendo adequadamente e se apresenta função normal dentro do útero da mãe. O ecocardiograma fetal complementa a avaliação do ultrassom morfológico, pois é realizado por um cardiologista com especialização nesta técnica. É um exame sem risco para a gestante e para o feto, trazendo os benefícios de um diagnóstico precoce e do tratamento eficaz das cardiopatias fetais.
EXAMES OBSTÉTRICOS 3/4D
Através da tecnologia de exames de ultrassonografias obstétricas 4D e 3D é possível visualizar vídeos e imagens dos bebês, com acesso através de computadores, tablets e smartphones, a qualquer momento de todo lugar e podem também ser compartilhados nas redes sociais. Este é o nosso melhor filme: em cada fase uma emoção!
Saiba mais sobre os Exames 3D e 4D clicando aqui.
Procedimentos Pré-Exame
Preparo necessário somente para o exame Ecografia com Perfil Biofísico Fetal:
A paciente não poderá estar em jejum. Fazer um lanche 30 a 60 minutos antes do exame que inclua doce.
Os demais exames obstétricos fetais não requerem preparo.
Como Funciona
As ecografias obstétricas tem duração de exame de 15 a 30 minutos, dependendo do tipo.
A paciente é posicionada de acordo com a necessidade do exame.
Ecocardiograma Fetal com Doppler a cores: o tempo de duração do exame é variável, de acordo com a facilidade de observação do coração e do sistema circulatório daquele bebê específico, que pode ou não estar numa posição favorável. De uma maneira geral, a média de duração do procedimento é de cerca de 30 minutos, mas há casos em que todos os dados podem ser adequadamente obtidos em um tempo muito menor, e outros em que o médico necessita de um tempo maior para concluir o exame.
Informações Importantes
No dia do procedimento, o paciente deve trazer os exames anteriores para que o médico possa fazer um diagnóstico comparativo de evolução ou regressão de determinada patologia.
No dia do seu exame, é necessária a solicitação médica/requisição de exame e a apresentação de documentos: Carteira de Identidade, Carteira do Convênio e CPF, endereço e telefone de contato.
Informe-se previamente do horário de chegada e do local: para exames sem contraste chegar com 15 minutos de antecedência.
Cada exame, independente da região a ser examinada tem orientações específicas. Procure entender atentamente no momento da marcação os cuidados necessários.
Informe no momento da marcação do seu exame se tem diabetes ou se faz uso de medicamentos de uso contínuo
Dúvidas Frequentes
Neste espaço, pretendemos esclarecer dúvidas comuns entre pacientes e profissionais, relativos a exames, seus procedimentos, e diagnósticos por imagem. Caso não encontre respostas para suas dúvidas aqui, entre em contato. A Intelimagem faz questão de responder com atenção suas perguntas.
P: Ultra-sonografia e ecografia são exames diferentes?
R: Não. São apenas maneiras diferentes de definir o mesmo exame.
P: Estou grávida. Posso realizar exames de Raio X, mamografia e tomografia computadorizada?
R: Não é recomendado que mulheres grávidas realizem estes exames por causa da radiação. Apenas é realizado em casos considerados emergenciais.
P: A ultra-sonografia/ecografia mamária é igual à mamografia?
R: Não. São exames distintos, sendo que uma complementa a outra. Estes são exames muito importantes para prevenção do câncer de mama.
P: Sou claustrofóbico. Posso me sentir mal para realizar o exame de
tomografia computadorizada.
R: O aparelho de tomografia computadorizada tem um arco que é bem aberto, sendo que não causa a sensação de claustrofobia para aqueles que sofrem deste transtorno.
P: Preciso realizar um exame com contraste? O que é contraste?
O que eu vou sentir?
R: Contraste é uma substância à base de iodo que é injetada no sistema venoso do paciente para opacificar e mostrar com mais detalhes os vasos e órgãos estudados, podendo trazer maiores informações às eventuais lesões. Para realizar o exame com contraste, é necessário fazer um preparo com medicação anti-alérgica, orientado na nossa clinica. Não se recomenda este exame a pacientes alérgicos, a não ser que fique especificado ser absolutamente necessário.
Quando o contraste é injetado a pessoa pode sentir calor, náuseas e uma grande vontade de urinar, sendo uma reação ao contraste, considerada normal.
Agende seu Exame
Realize o pré-agendamento de seu exame. Nossa Equipe entrará em contato com você o mais breve possível. Acesse e saiba mais!