Densitometria Óssea
É um exame rápido, indolor que realiza uma análise computadorizada da densidade mineral óssea, utilizando mínima quantidade de raios X como fonte de energia.
A medida da densidade óssea através da densitometria por DXA é o padrão-ouro para o diagnóstico de Osteoporose em adultos. Os sítios padrões de estudo no adulto são a coluna lombar e região de fêmur proximal, os dados são adquiridos e correlacionados com uma população de base específica para o sexo e etnia predizendo o risco do desenvolvimento da osteoporose ou diagnóstico se já estabelecida. Existe ainda a possibilidade da avaliação da composição corporal que inclusive mensura o percentual de gordura do indivíduo.
Quando a Densitometria Óssea está indicada?
- Mulheres acima dos 65 anos
- Homens acima do 70 anos.
- Homens com hipogonadismo.
- Pacientes com fratura por trauma leve.
- Pacientes em uso de corticoesteróides ou qualquer outro medicamento indutor da perda óssea como anticonvulsivantes, anticoagulantes, hormônios tireoidianos, tabagismo, quimioterápicos, imunossupressores.
- Doenças endócrinas (Hipertireoidismo e Hiperparatireoidismo).
- Condições reumatológicas.
- Condições ortopédicas (distrofia simpático reflexa, imobilização prolongada).
- Perda de estatura (2,5 cm).
- Menopausa precoce.
- Índice de massa corporal inferior a 19.
- Mulheres interrompendo a Terapia de Reposição Hormonal (TRH).
- Pacientes com alcoolismo.
Tipos de Exames
Realizamos exame de densitometria óssea das seguintes regiões:
- Coluna lombar
- Fêmur proximal
- Antebraço
- Corpo Total
Procedimentos Pré-Exame
* Não há necessidade de Jejum.
* Paciente não pode ter recebido injeção de radio-isótopos (Exames de Medicina Nuclear) 72 horas antes do exame;
– Paciente não deve ter ingerido comprimidos com cálcio 48 horas antes do exame;
– Paciente não pode ter realizado exames com contraste via oral com sulfato de bário nos sete (7) dias que antecedem a data prevista para a realização do exame, como: trânsito intestinal, enema opaco, esôfago, raio-x de tórax (quando esôfago contrastado);
– Paciente não pode ter realizado exames de Tomografia Computadorizada com o uso de contraste à base de iodo ou bário.
*O uso de próteses metálicas na coluna lombar ou no fêmur proximal e prótese de silicone nas nádegas podem inviabilizar ou prejudicar a realização do exame.
*Evitar comparecer ao exame com roupas íntimas contendo elementos metálicos ou acessórios como Piercing.
Como Funciona
O paciente é posicionado de acordo com a necessidade do exame.
Tempo de exame de Densitometria Óssea: em média 15 minutos.
Informações Importantes
No dia do procedimento, o paciente deve trazer os exames anteriores para que o médico possa fazer um diagnóstico comparativo de evolução ou regressão de determinada patologia.
No dia do seu exame, é necessária a solicitação médica/requisição de exame e a apresentação de documentos: Carteira de Identidade, Carteira do Convênio e CPF, endereço e telefone de contato.
Informe-se previamente do horário de chegada e do local: para exames sem contraste chegar com 15 minutos de antecedência.
Cada exame, independente da região a ser examinada tem orientações específicas. Procure entender atentamente no momento da marcação os cuidados necessários.
Informe no momento da marcação do seu exame se tem diabetes ou se faz uso de medicamentos de uso contínuo.
Trazer exames anteriores para comparações.
Dúvidas Frequentes
Neste espaço, pretendemos esclarecer dúvidas comuns entre pacientes e profissionais, relativos a exames, seus procedimentos, e diagnósticos por imagem. Caso não encontre respostas para suas dúvidas aqui, entre em contato. A Intelimagem faz questão de responder com atenção suas perguntas.
P: Ultra-sonografia e ecografia são exames diferentes?
R: Não. São apenas maneiras diferentes de definir o mesmo exame.
P: Estou grávida. Posso realizar exames de Raio X, mamografia e tomografia computadorizada?
R: Não é recomendado que mulheres grávidas realizem estes exames por causa da radiação. Apenas é realizado em casos considerados emergenciais.
P: A ultra-sonografia/ecografia mamária é igual à mamografia?
R: Não. São exames distintos, sendo que uma complementa a outra. Estes são exames muito importantes para prevenção do câncer de mama.
P: Sou claustrofóbico. Posso me sentir mal para realizar o exame de
tomografia computadorizada.
R: O aparelho de tomografia computadorizada tem um arco que é bem aberto, sendo que não causa a sensação de claustrofobia para aqueles que sofrem deste transtorno.
P: Preciso realizar um exame com contraste? O que é contraste?
O que eu vou sentir?
R: Contraste é uma substância à base de iodo que é injetada no sistema venoso do paciente para opacificar e mostrar com mais detalhes os vasos e órgãos estudados, podendo trazer maiores informações às eventuais lesões. Para realizar o exame com contraste, é necessário fazer um preparo com medicação anti-alérgica, orientado na nossa clinica. Não se recomenda este exame a pacientes alérgicos, a não ser que fique especificado ser absolutamente necessário.
Quando o contraste é injetado a pessoa pode sentir calor, náuseas e uma grande vontade de urinar, sendo uma reação ao contraste, considerada normal.
Agende seu Exame
Realize o pré-agendamento de seu exame. Nossa Equipe entrará em contato com você o mais breve possível. Acesse e saiba mais!