Biópsias e Punções

Biópsias e Punções

As Punções (PBA / PAAF) e Biópsias (CORE) são intervenções realizadas em nódulos, massas, cistos e coleções em vários órgãos do corpo na tentativa de obter um diagnóstico mais preciso de uma determinada lesão, em alguns casos para evitar uma cirurgia e em outros para uma programação cirúrgica mais adequada.

Como são feitos?
Ambos os exames são realizados sob a visão de um aparelho de ultrassom (mais comum), da tomografia ou da mamografia.
Para Biópsias, é realizada uma anestesia local e, logo após, são retirados os fragmentos através de uma agulha grossa, sendo feito um curativo ao final. Já no caso das Punções Aspirativas, por se usar uma agulha muito fina não há necessidade de anestesia.

O material retirado é coletado em lâminas / frasco para ser encaminhado ao laboratório para análise.

Tipos de Exames

Punções e biópsias de mama

A punção e a biópsia de mama são procedimentos ambulatoriais, realizados com o objetivo de esclarecer a natureza de uma lesão visualizada na mamografia ou ultrassonografia. A classificação internacional do BI-RADS®, que acompanha toda mamografia, recomenda que uma imagem visualizada através da mamografia e/ou ultrassonografia, que seja de natureza provavelmente sólida, deve ser investigada com a punção ou biópsia para a confirmação ou não de benignidade. Por isso, as punções e biópsias são um complemento no diagnóstico de uma imagem visualizada na mamografia e/ou ultrassonografia.

Biópsia de próstata

A biópsia de próstata transretal é o principal método utilizado para diagnosticar o câncer de próstata, e geralmente é realizada pelo urologista com o auxílio da ultrassonografia. O procedimento tem a finalidade de obter uma amostra do tecido da próstata que é encaminhada para análise de um patologista.

Procedimentos Pré-Exame

Punções e biópsias de mama

  • Vestir roupa de duas peças.
  • Trazer todos os exames de imagem como ultrassonografia, mamografia ou ressonância magnética de mamas.
  • A requisição do exame anatomopatológico (AP) ou citopatológico (CP) deverá estar separada da solicitação médica de Biópsia ou Punção.

Biópsia de próstata

    Preparo para o exame:
  • 8h de jejum.
  • O paciente em uso de FENCOPRUMONA, WARFARIN, MARCOUMAR deve suspender a medicação sob orientação do médico assistente.
  • O paciente em uso de ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (ASS), ASPIRINA ou CLOPIDOGREL deverá interromper a medicação 7 dias antes do exame, sob orientação de seu médico assistente.
  • MANTER o uso de medicamentos para pressão e diabetes.
  • NECESSÁRIO ACOMPANHANTE.

PRESCRIÇÕES

  • Usar 2 comprimidos de gutalax ou dulcolax na véspera do exame à noite.
  • CIPROFLOXACINO 500mg tomar 2 comprimidos 2h antes do procedimento e após 12h/12h por 6 dias.

O uso de antibiótico profilático é imprescindível a realização da biópsia de próstata transretal.

Como Funciona

Punções e biópsias de mama

Tempo de exame: em média 20 minutos.

Orientações e cuidados pós biópsia de mama
I. Manter o curativo com gaze e fazer aplicações de gelo no local nas próximas 6h, evitando movimentos bruscos com o braço.
II. Após a retirada do curativo com gaze, realizar higiene no local normalmente, procurando manter o micropore aplicado no local da biópsia por até 5 dias.
III. Em caso de hematoma, a partir do terceiro dia, pode ser aplicado calor morno seco no local em intervalos (3x/dia) e/ou Hirudoid para auxiliar na absorção do hematoma.
IV. Se tiver dor. Tomar 01 comprimido de Paracetamol 750 mg de 6/6 horas (Dôrico ou Tylenol), e entre em contato conosco.

Punções e biópsias de PRÓSTATA

Tempo médio de exame: 30 minutos.

Liberação após 30 minutos do procedimento quando realizado sem sedação e 2 horas quando realizado com sedação.

Orientações e cuidados pós biópsia de próstata

I. Pode ocorrer sangramento na urina, fezes ou esperma.
II. Em caso de sangramento na urina, deve-se ingerir bastante líquido.
III. Se dor usar PARACETAMOL (TYLENOL) 750mg VO 4h/4h. NÃO USAR ASPIRINA.
IV. Procure a emergência em caso de:
– Sangramento em grande quantidade;
– Febre alta persistente (38°);
– Retenção de urina.
V. Em caso de dúvidas ligue para: (54) 3295-9494.

Informações Importantes

No dia do procedimento, o paciente deve trazer os exames anteriores para que o médico possa fazer um diagnóstico comparativo de evolução ou regressão de determinada patologia.

No dia do seu exame, é necessária a solicitação médica/requisição de exame e a apresentação de documentos: Carteira de Identidade, Carteira do Convênio e CPF, endereço e telefone de contato.

Informe-se previamente do horário de chegada e do local: para exames sem contraste chegar com 15 minutos de antecedência.

Cada exame, independente da região a ser examinada tem orientações específicas. Procure entender atentamente no momento da marcação os cuidados necessários.

Informe no momento da marcação do seu exame se tem diabetes ou se faz uso de medicamentos de uso contínuo.

Dúvidas Frequentes

Neste espaço, pretendemos esclarecer dúvidas comuns entre pacientes e profissionais, relativos a exames, seus procedimentos, e diagnósticos por imagem. Caso não encontre respostas para suas dúvidas aqui, entre em contato. A Intelimagem faz questão de responder com atenção suas perguntas.

P: Ultra-sonografia e ecografia são exames diferentes?
R: Não. São apenas maneiras diferentes de definir o mesmo exame.

P: Estou grávida. Posso realizar exames de Raio X, mamografia e tomografia computadorizada?
R: Não é recomendado que mulheres grávidas realizem estes exames por causa da radiação. Apenas é realizado em casos considerados emergenciais.

P: A ultra-sonografia/ecografia mamária é igual à mamografia?
R: Não. São exames distintos, sendo que uma complementa a outra. Estes são exames muito importantes para prevenção do câncer de mama.

P: Sou claustrofóbico. Posso me sentir mal para realizar o exame de
tomografia computadorizada.
R: O aparelho de tomografia computadorizada tem um arco que é bem aberto, sendo que não causa a sensação de claustrofobia para aqueles que sofrem deste transtorno.

P: Preciso realizar um exame com contraste? O que é contraste?
O que eu vou sentir?
R: Contraste é uma substância à base de iodo que é injetada no sistema venoso do paciente para opacificar e mostrar com mais detalhes os vasos e órgãos estudados, podendo trazer maiores informações às eventuais lesões. Para realizar o exame com contraste, é necessário fazer um preparo com medicação anti-alérgica, orientado na nossa clinica. Não se recomenda este exame a pacientes alérgicos, a não ser que fique especificado ser absolutamente necessário.
Quando o contraste é injetado a pessoa pode sentir calor, náuseas e uma grande vontade de urinar, sendo uma reação ao contraste, considerada normal.

Agende seu Exame

Realize o pré-agendamento de seu exame. Nossa Equipe entrará em contato com você o mais breve possível. Acesse e saiba mais!